3 Passos para um cadastro de produto ideal

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Com o aumento do número de lojas virtuais e um comportamento mais exigente por parte dos consumidores, o lojista teve que ficar muito mais atento a um ponto dentro de seu e-commerce: o cadastro de produtos. Essa é uma etapa que quem tem loja virtual já passou ou ainda vai passar.

Muitos adiam esse passo, com receio de ser uma tarefa muito complicada e difícil de ser feita. Na verdade, o cadastro de produto pode parecer complexo, mas é algo bem simples quando se há planejamento e organização. Além disso, para pequenas lojas, o cadastro de produtos é bem tranquilo, mas, quando se trata de grandes e-commerces, o ideal é que exista uma pessoa, ou até mesmo uma equipe para cuidar dessa tarefa.

Estar com o cadastro correto, é fundamental e indispensável para todas as empresas que desejam comercializar seus produtos sem problemas futuros, isso porque, é nessa etapa que eles estabelecem sua correlação e classificação tributária, definindo assim, quais serão os impostos sobre as vendas realizadas.

Sabemos que erros acontecem, no entanto, quando se trata desse assunto, um simples erro pode acabar prejudicando a lucratividade da loja e ainda atrapalhar toda a gestão de compras da sua empresa. Mas, agora você estar se perguntando, “quais são os passos para um cadastro de produto ideal”?

Se você está perdido nesse assunto, não se preocupe, elaboramos esse artigo com tudo o que você precisa saber na hora de fazer o cadastro dos produtos da sua loja. Continue lendo para saber mais.

Qual é a importância de um bom cadastro de produto?

A verdade é que tudo começa pelo cadastro, sem ele, não tem como ofertar os produtos em sua loja virtual. Deixando de lado a parte burocrática do cadastro, imagine-se no lugar do cliente, já pensou entrar em uma loja com todos os produtos bagunçados, sem foto e com descrições diferentes, você com certeza se sentiria perdido e teria vontade de fechar a página.

É assim que o seu cliente se sente quando o cadastro de produto da sua loja não está correto. Para ter uma noção do quanto essa etapa é importante, é preciso entender que ela afeta desde o controle do estoque, a venda dos produtos e até mesmo a parte fiscal, impactando na tributação das mercadorias.

Pense que ao entrar na sua loja, o cliente deve ter a melhor experiência logo de cara, então as imagens devem estar em boa qualidade, as descrições coerentes e por aí vai. Só assim é possível despertar o interesse do cliente, para que ele leve seus produtos para casa.

Leia a baixo nosso guia completo com todos os passos para realizar um bom cadastro de produto.

O cadastro básico

O cadastro básico envolve alguns pontos iniciais do processo de cadastramento, mais especificamente, seis etapas. São elas:

Título

Na hora de criar o título do seu produto, certifique-se de que ele seja claro e objetivo. Além disso, fique atento na quantidade de caracteres utilizados, um título muito curto pode dificultar a busca do produto, enquanto um título muito grande pode conter informações desnecessárias e muito técnicas.

Utilize o Google Ads para entender as melhores palavras e gerar um título que impacte a maior quantidade de pessoas possível. Com essa ferramenta, você aprende a combinar palavras e ser facilmente encontrado.

Descrição

Para elaborar a descrição, pense que ela será direcionada para um produto que irá ser comercializado, ou seja, ele precisa estar com todas as informações corretas. Diferente do título, nessa etapa é fundamental fazer o cadastro com todas as informações técnicas e focar na criação de textos comerciais.

Imagens

Ao entrar em sua loja virtual, é nas imagens que o seu cliente presta mais atenção.  Sendo assim, as imagens precisam estar nítidas e em boa qualidade, você pode utilizar o padrão recomendado antes de gerar as fotos. Além disso, não é necessário usar marca d’água nas imagens.

GTIN/EAN

Criado pela associação sem fins lucrativos GS1, o GTIN (Global Trade Item Number) funciona como um padrão de qualidade para identificar um produto industrializado no mercado global, ele é como um CPF, mais especificamente, um código de barras.

Aqui, é importante cadastrar o código de barras do produto, então, se você for fabricante, também é importante seguir esse passo.

Marca

Para proteger de forma legal e evitar prejuízos, é importante realizar o cadastro da marca do seu produto. Com o registro de marca, um documento é emitido, confirmando se a marca está registrada de forma correta no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Peso e dimensões

Faça o cadastro correto do peso e dimensões do seu produto embalado em sua loja virtual. Muita atenção nessa etapa, pois essas informações influenciam no frete, que é calculado pela transportadora ou pelos correios. Além disso, o peso e as dimensões também são importantes na hora de verificar a disponibilidade das transportadoras.

A descrição ideal

Como você leu anteriormente, a descrição precisa ter textos comerciais e que apresentem todas as informações técnicas. Para ajudar, separamos algumas dicas para te ajudar a criar a descrição ideal:

Nome: crie nomes distintos para os produtos, mencionando suas características e marca (não deixe os nomes iguais);

Descrição: crie um texto comercial encaixando seu produto dentro de um contexto, recomende onde o produto pode ser utilizado e dê dicas;

Características: adicione na descrição características técnicas e especificações importantes para o cliente.

Dica: crie e mantenha um padrão.

Agora veja nosso exemplo de descrição:

Exemplo desc 1
Exemplo descr 2

A foto perfeita

Como falamos antes, a imagem é primeira coisa que seu cliente vai prestar atenção ao entrar na sua loja. Isso acontece porque nós somos seres visuais, ou seja, somos atraídos pelo conteúdo das imagens. Então, capriche na hora de tirar as fotos dos seus produtos.

Você pode começar investindo em uma boa iluminação, com uma soft box ou luz branca. A opção do Mini Estúdio é interessante para quem precisa de mais praticidade e não pode fazer um grande investimento. Para completar, existe o fundo infinito, que deixa as fotos com um aspecto de ensaio fotográfico.

É importante lembrar como as fotos aparecem na loja virtual. No card do produto, temos a foto principal e a foto alternativa. Já na página do produto, é possível ver fotos dos produtos e as suas variações.

Veja alguns modelos de imagem:

Foto Still

Fundo branco, sem interferência no produto.

Still

Foto Ambientada

Ambientação para mostrar o produto da melhor maneira possível.

Ambientada

Foto Hero Image

Imagem superdimensionada de um produto (zoom).

hero image

Editorial

Imagem produzidaa em estúdio para peças publicitárias.

editorial

Conclusão

Você chegou ao fim desse artigo e agora sabe tudo o que é necessário para cadastrar seus produtos corretamente. Seguindo as dicas que nós listamos aqui, será muito fácil passar por essa etapa. Salve esse artigo para consultar futuramente e compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas.

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