O Design Editorial nada mais é do que o ramo do Design em que as mídias impressas e digitais caminham juntas. Ele vai desde a criação de layouts atraentes e otimização de espaços dentro de uma página, quanto à escolha adequada de fontes e uma boa integração de imagens com a escrita.
Quando pensamos em “editoriais”, logo lembramos de jornais, revistas, livros e cartilhas. Estes costumavam ser os veículos protagonistas do design editorial, mas os tempos estão mudando, o que trouxe atualizações também nesta área.
Assim, as técnicas da publicação tradicional (dos impressos), chegou ao universo online, englobando aplicativos, blogs, e-books, dispositivos móveis, sites de notícias e conteúdos digitais em geral, sempre com o objetivo de criar experiências estéticas marcantes para os leitores do mundo digital.
Mas isso não seria Design Gráfico? Veja as diferenças:
Enquanto a criação de apenas uma página (seja de um livro, seja de um site) é representada pelos acabamentos do Design Gráfico, a produção de um conjunto desse mesmo material com padronizações e critérios voltados para o planejamento de peças múltiplas (como capa, numeração de páginas, espaçamento entre colunas de texto, entre outras) possuem um caráter típico do Design Editorial.
É o caso das Publicações Digitais, Anúncios, Catálogos Online, Revistas e Newsletters.
11 94006.1706
11 4221.5352
contato@mofodesign.com.br
Rua Rio de Janeiro, 671. Sala 2
São Caetano do Sul