Algumas pessoas se destacam e chamam atenção pelo seu estilo marcante, personalidade autêntica ou simplesmente pela maneira inusitada de se vestir, não é mesmo? Com as empresas não é diferente, já que o posicionamento de marca vai definir a forma como elas são percebidas. É nesse contexto que se destaca a importância do desenvolvimento de uma estratégia de branding.
Assim como nós, as corporações devem transmitir emoções e valores positivos para atrair a atenção e conquistar a fidelidade do público. E o branding é o caminho para que cada passo se alinhe para construir a melhor identidade.
Quer saber mais sobre a importância desse assunto? Então, confira o nosso post de hoje!
Para atrair os consumidores de forma satisfatória, a empresa precisa definir o seu posicionamento, isto é, a maneira que ela pretende ser vista e percebida pelo público. Nesse contexto, a companhia pode se apresentar de diversas formas, como, por exemplo:
Além disso, a imagem de uma marca deve ir muito além da simples criação de um logo e slogan. É preciso que tudo esteja adequado ao negócio e ao público-alvo. Fatores como design, embalagem e comunicação devem estar alinhados, transmitindo a mesma mensagem.
Ótimos exemplos são as redes de fast food, que normalmente utilizam em seus logotipos e peças as cores vermelha e amarela, tons que despertam a atenção e estimulam o apetite.
O branding torna-se ainda mais importante no mercado atual. Os compradores estão cada vez mais exigentes e não se importam apenas com o preço. O mais relevante para esse novo público é a experiência e o custo-benefício oferecidos.
Nesse sentido, a construção do posicionamento e de uma imagem positiva, que estejam alinhados com a essência da empresa e com o perfil do público, farão com que os consumidores prefiram o seu produto ao dos concorrentes.
Para isso, é necessário que a companhia agregue emoções e sentimentos à marca, gerando um vínculo com o seu público-alvo, que vai comprar a ideia e, possivelmente, aumentará o faturamento do negócio.
Tendo em vista a importância do desenvolvimento de uma estratégia de branding, o próximo passo é colocar a mão na massa e trabalhar na construção do posicionamento e da imagem da marca. Para isso, duas etapas são imprescindíveis: o planejamento e a execução.
No planejamento há um intenso trabalho de pesquisa sobre a história e comunicação do negócio, público-alvo e como a empresa é percebida atualmente. Em seguida, é preciso definir os objetivos e estabelecer um novo posicionamento.
Na execução, toda a comunicação deve estar alinhada às metas estabelecidas na fase anterior. Meios de comunicação e mensagens devem convergir para criar uma identidade única, que aproxime os consumidores.
Assim como estilo e autenticidade são importantes para qualquer pessoa, o branding é essencial para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Um dos primeiros passos para se destacar no mercado é definir uma imagem verdadeira e um posicionamento que seja pertinente às necessidades dos clientes.
Gostou de saber sobre a relevância desse assunto para o posicionamento de marca? Então, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e difundir esse importante conceito do marketing!
11 98952.8952
11 4221.5352
contato@mofodesign.com.br
R. Rio de Janeiro nº671 - Sala 2 São Caetano do Sul - SP - Brasil
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |