Noções básicas para sua empresa no Facebook

Dar os primeiros passos de sua empresa no Facebook é fundamental para entrar no mundo do Marketing Digital. Separamos para você um guia básico das principais ferramentas para sua empresa no Facebook. Entenda melhor sobre os tipos de campanhas, anúncios e páginas.

1: Configure sua página

Crie o núcleo da sua empresa no Facebook

A Página do Facebook torna a sua empresa:

  • Localizável: quando as pessoas procurarem você no Facebook, conseguirão encontrar.
  • Conectada: converse individualmente com seus clientes, que podem curtir sua Página, ler suas publicações e compartilhá-las com amigos, e fazer check-in ao visitar o estabelecimento.
  • Oportuna: sua Página pode ajudá-lo a atrair grandes grupos de pessoas frequentemente, com mensagens personalizadas conforme suas necessidades e interesses.
  • Atenta: as análises da sua Página fornecerão a você um conhecimento mais amplo sobre seus clientes e atividades de marketing.

Quando você configura a sua Página, pode solicitar um endereço Web como “facebook.com/suagrandeempresa,” o que faz com que ela seja encontrada mais facilmente. Para maximizar o impacto, inclua esse endereço no seu cartão de visitas, site e outros materiais de marketing.

Lembre-se de que sua Página é uma extensão da sua empresa. É um jeito fácil de compartilhar atualizações com as pessoas que mais interessam. Está pronta para ajudar você a interagir com os clientes, seja no desktop ou em dispositivos móveis.

Nos acompanhe que em breve daremos a nossa próxima dica, falando sobre “Identifique seu público”

2. Identifique seu público

Pense em quem você deseja conhecer e apresente-se

Além de conhecer mais pessoas pelo Facebook, você alcança pessoas específicas que possivelmente se tornarão seus clientes.

Para ajudar você a se conectar, leve em conta o seguinte:

  • O que seus clientes ideais têm em comum?
  • Qual a idade deles e onde vivem?
  • Como a sua empresa pode ajudá-los?
  • Um dos grupos tem mais interesse em mensagens, produtos ou serviços específicos? Uma venda ou oferta?
Sua empresa no Facebook

Para construir um público, incentive os seus seguidores atuais e os seus apoiadores a curtirem a sua Página do Facebook. São elas as pessoas que verão suas publicações em seu Feed de Notícias. Explore também as opções do botão Criar público:

  • Convide seus amigos: deixe que os seus contatos conheçam sua Página para propagá-la por meio da opção “Curtir”. Esse público inicial ajuda você a estabelecer credibilidade e fazer a divulgação.
  • Compartilhe sua Página – e não se esqueça de curti-la. Divulgue seu próprio negócio.
  • Convide seus contatos profissionais: carregue uma lista para enviar às pessoas um email sobre sua nova Página.

Lembre-se de que a quantidade de curtidas não é o mais importante. e sim se conectar com as pessoas com quem você interage no Facebook. São elas que ajudarão a contar sua história.

Nos acompanhe que em breve daremos a nossa próxima dica, falando sobre “Crie conteúdo atrativo”

3. Crie conteúdo atrativo

Dê vida à sua empresa no Facebook

Ao publicar atualizações, fotos e mais, pense no que os clientes podem achar interessante e inspirador. Experimente diferentes tipos de publicações. Seu público prefere fotos ou links úteis? Você saberá isso rapidamente olhando as Informações da sua Página do Facebook.

  • Seja autêntico: compartilhe aquilo que o agrada e que agrada os clientes também.
  • Seja proativo: quando as pessoas comentarem publicações, mostre que sua empresa está prestando atenção e que você se importa. Se precisar de mais tempo para responder, demonstre sua dedicação.
  • Seja consistente: quanto maior a frequência com que você publicar, mais oportunidade terá de se conectar com as pessoas e gerar confiança. Programar as publicações pode ajudar a maximizar o tempo da sua equipe.
  • Faça o que funciona: replique o sucesso em publicações que geram mais interação.
  • Transforme publicações de sucesso em promoções promissoras: quando perceber que certa publicação está gerando interação, promova-a e atraia ainda mais pessoas. Quando as pessoas curtem, comentam e compartilham suas publicações, os amigos delas também veem o conteúdo da sua Página no Feed de Notícias.

Lembre-se: a receita do seu sucesso é criar publicações e anúncios na Página que sejam interessantes e valiosos aos clientes, além de direcionar suas mensagens para as pessoas certas.

Nos acompanhe que em breve daremos a nossa próxima dica, falando sobre “Anuncie”

4. Anuncie

Conecte-se com mais pessoas que importam para o seu negócio

Você pode usar os Anúncios do Facebook para aumentar a divulgação, continuar conectado e impulsionar vendas. Impulsione suas publicações para que mais pessoas as vejam ou crie anúncios direcionados para públicos diferentes com base em sua localização, interesses e mais. Você pode definir seu orçamento e medir os resultados de cada anúncio.

Criar anúncio

Criação de anúncios

  • Você pode criar um anúncio diretamente do painel administrativo da sua Página para interagir com mais pessoas ou então usar a ferramenta de criação de anúncios.
  • Depois de formar a comunidade na sua Página, use a ferramenta de criação de anúncios para direcionar seus anúncios e alcançar os amigos das pessoas que já curtem sua Página.
  • Seja específico com os públicos usando diferentes anúncios. Você pode criar conjuntos de anúncios para se conectar com diferentes públicos. As pessoas tendem a responder a mensagens criadas para elas.
  • Para garantir que os seus anúncios tenham uma ótima aparência no Facebook, independentemente de onde sejam vistos, você pode consultar o guia de Anúncios do Facebook para especificações detalhadas como dimensões de imagens.

Direcionamento ajustado

  • Adicione uma lista privada de clientes atuais ao Facebook usando os públicos personalizados e use os públicos semelhantes da ferramenta de criação de anúncios para encontrar outras pessoas semelhantes.
  • Ao criar um anúncio usando a ferramenta de criação de anúncios, use o “direcionamento por interesse” para alcançar pessoas que já curtem sua Página ou se conectam com outras coisas no Facebook semelhantes ao que você oferece.

Lembre-se de que é possível maximizar o retorno sobre o investimento, criando anúncios para públicos específicos.

Nos acompanhe que em breve daremos a nossa próxima dica, falando sobre “Meça e ajuste”

5. Meça e ajuste

Descubra o que funciona bem, para poder maximizar o impacto de cada publicação e anúncio

O Facebook disponibiliza diversas ferramentas para ajudar você a medir seu desempenho.

  • As suas Informações da Página ajudarão você a se manter atualizado nas atividades da sua Página do Facebook.
  • Use as Informações da Página para saber quem responde às suas mensagens. Leve em conta o gênero, a idade e a localização das pessoas que mais interagem com a sua empresa. Assim, você pode continuar enviando anúncios direcionados e publicações promovidas a elas.
  • Ao criar anúncios, teste diferentes imagens e títulos para ver o que funciona. O Facebook automaticamente otimiza sua campanha para que uma parte maior do seu orçamento seja destinada ao anúncio com melhor desempenho.
  • Pergunte como as pessoas ficaram sabendo sobre você, seja no final de uma ligação, em uma pesquisa ou no ponto de venda, e acompanhe as respostas. Esse tipo de iniciativa complementa os dados das ferramentas que o Facebook fornece.

Lembre-se de que divulgar sua empresa significa ajudar você a alcançar as suas metas.

E aí, pronto para se ver entre os próximos hits das redes sociais?