É provável que você esteja lendo esse artigo pelo seu celular ou computador, mas, uma coisa é certa, a internet possibilitou que você encontrasse e conseguisse acessá-lo. Isso não é novidade para ninguém, afinal, a internet já faz parte da nossa vida mais do que nunca. A prova disso é a migração de milhares de lojas físicas para o digital.
Esse comportamento foi intensificado pela pandemia em 2020 e mostrou que muitos empresários não tinham a mínima noção e preparação para vender no digital. Em tempos pandêmicos, estar restrito a um comércio físico era sinônimo de perigo e incerteza, visto que, para a segurança da população, o recomendado era permanecer em casa.
Com o “afrouxamento” da quarentena e a diminuição do número de casos de Covid-19, vimos um forte crescimento das vendas online e o fortalecimento de novos hábitos de consumo. Para ter uma noção da força do e-commerce atualmente, um levantamento realizado pelo CupomValido mostrou que o Brasil ficou na primeira posição do ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022.
Sendo assim, o cenário se mostra positivo para quem deseja migrar do físico para o digital. Além disso, ter um empreendimento digital pode ser muito mais econômico e ainda proporcionar diversas outras vantagens, tanto para consumidores, quanto para empreendedores. Mas, a questão é, fazer essa transição é difícil? Por onde começar?
Para quem está pensando em abraçar o digital, é preciso prestar atenção em alguns pontos. Nesse artigo, reunimos as informações principais sobre esse assunto e os desafios que você terá que enfrentar. Continue lendo para saber mais.
O que você vai encontrar aqui:
O processo de migração do físico para o digital não é do dia para a noite, é preciso ter paciência e pensar muito bem. Outro ponto é que você não precisa abandonar seu negócio físico, também existe a possibilidade de expandir para o digital e trabalhar com as duas modalidades de venda.
Se você deseja fazer esse tipo de mudança, mas ainda não está totalmente convencido, é preciso identificar quais são as maiores vantagens que essa migração pode oferecer. É importante ressaltar que esse processo não é igual para todas as companhias, ou seja, não existe uma regra. Confira os motivos que vão te convencer a vender hoje mesmo no online:
Ter uma loja física demanda muitos gastos, como aluguel, despesas de energia, água e muitos outros. Mas, não é só isso, também existem os gastos com a manutenção da infraestrutura, equipamentos, mantimentos e cuidados com a sua equipe de funcionários.
Ao optar por um negócio online, você reduz exponencialmente seus gastos, afinal, terá que manter apenas sua loja virtual, com gastos mínimos de hospedagem e ainda ter a possibilidade de realizar diversas atividades por conta própria, reduzindo o número de funcionários.
Quem tem loja física fica restrito ao público local e as indicações para conseguir atrair novos clientes, já com uma loja virtual, o alcance pode ser muito maior, visto que não há limitação física ou geográfica. Consequentemente, o número de clientes pode aumentar.
Sendo assim, qualquer pessoa que tem acesso à internet, pode comprar da sua loja, existindo a possibilidade de vender até mesmo para o exterior, de forma prática e sem complicações. Além disso, para conseguir potencializar o número de clientes, você pode investir em mídia paga, assim, mais pessoas vão conhecer seu negócio.
Diferente de uma loja física que tem horário de funcionamento e precisa respeitar um horário comercial ou a política de funcionamento de terceiros, como shoppings e galerias, a loja online fica “aberta” todos os dias, 7 dias por semana, durante 24 horas. Isso significa que seu cliente pode realizar uma compra a qualquer momento.
Essa disponibilidade faz com que o seu e-commerce esteja sempre disponível para novas atividades. Seja para o cliente dar apenas uma “olhadinha”, favoritar e adicionar itens ao carrinho ou solicitar ajuda ao suporte. Dessa forma, o consumidor tem mais liberdade e pode realizar a compra no tempo dele.
Esse é um ponto importante na hora de migrar do físico para o digital. Investir em Marketing Digital é preparar sua empresa para concorrer com outras empresas, afinal, estar no digital exige preparação. Além disso, é preciso construir a imagem da marca online e contar com uma estratégia definida para que os objetivos pretendidos sejam alcançados.
Sair do físico pode gerar muita economia, mas também é preciso separar recursos para a compra de equipamentos e a automatização de processos. Cada empresa deve analisar e planejar os custos com a migração. Outro ponto é a adaptação e investimento na capacitação dos colaboradores, para que os mesmos consigam desempenhar novas funções.
A rotina no espaço físico pode ser muito diferente da online, principalmente se houver a aquisição total do home office. Por isso, pode existir resistência por parte de alguns na adoção de novos costumes. Não basta obter ferramentas tecnológicas apenas, é preciso que todos os colaboradores estejam prontos e capacitados para os próximos desafios.
Ao se tornar uma empresa digital, a preocupação agora é com a gestão do estoque. Para acelerar essa etapa, é preciso ter em mente que planilhas de controle e registros não podem mais serem feitos manualmente. É preciso automatizar e adotar sistemas modernos para acompanhar o desenvolvimento da empresa. Além disso, ter sincronia de informações com a equipe de marketing é fundamental.
É comum que os donos de lojas físicas tenham um relacionamento mais próximo com os clientes, no entanto, essa proximidade também deve ser mantida no online. Um meio para isso é o desenvolvimento de estratégias que atendam às necessidades e preferências dos consumidores. Ficar de olho nas atividades e comentários dos clientes no digital pode facilitar esse processo.
Agora que você já está convencido e entendeu os desafios da migração, vamos para a parte prática. Confira a seguir dicas que podem te ajudar na hora de migrar para o online.
Existem diversas formas de vender na internet, sendo assim, é preciso verificar qual canal atende melhor as necessidades do seu negócio e onde o seu público-alvo está. Antes de iniciar com uma loja oficial de fato, uma alternativa é começar a vender pelas redes sociais.
Planejamento é a chave do sucesso para qualquer negócio. Para esse momento de transição do físico para o digital, é primordial elaborar um planejamento detalhado com os próximos passos. Na hora do planejamento, não esqueça de considerar pontos como orçamento, objetivos e a realidade atual da empresa.
Estudar o mercado é o dever de todo o empresário. Fazer isso é preparar sua empresa para futuros desafios e posicioná-la da melhor forma. Comece analisando o setor que o seu negócio pertence e os concorrentes, assim, será possível entender se essa migração será realmente efetiva.
Agora que você leu esse artigo até o final, deve estar convencido das vantagens de vender no online. Sabemos que esse não é um processo fácil, mas seguir essas dicas pode ajudar bastante, afinal de contas, sem risco não há evolução e sucesso. Não esqueça de salvar esse artigo para quando precisar, conseguir consultá-lo depois.
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