A criação de sites de qualidade envolve uma série de disciplinas, como o desenvolvimento web, o marketing e o design. Juntas, essas áreas buscam entregar a melhor experiência possível para o usuário, tanto no que diz respeito ao aspecto visual quanto às funcionalidades.
Neste post, veremos a importância do investimento em um site com bom design, além de algumas dicas de elementos aos quais você deve prestar mais atenção.
Um bom design de sites não leva em conta apenas a identidade visual e a aparência das páginas, mas também uma experiência agradável ao usuário durante a navegação. O design centrado no usuário dá prioridade à simplicidade de uso do site, à clareza das informações e à facilidade em encontrá-las.
Além disso, um bom design desperta o interesse dos visitantes assim que eles entram no site. Quando um usuário visita uma das páginas web da sua empresa, você provavelmente estará competindo pela atenção com abas de e-mail, rede social, vídeos, entre outros.
No livro “Não me faça pensar” — referência sobre usabilidade e design para a web —, o autor Steve Krug diz que uma página precisa responder a quatro perguntas quando um usuário a acessa pela primeira vez:
Vamos usá-las como base para explicar as principais características de um site com bom design. Acompanhe!
Fazer um investimento em um site para a sua empresa pode ser encarado como investir em um espaço de divulgação do seu negócio. Por isso, deixe claro quem você é e o que faz.
Posicione o logo da sua empresa no topo (por padrão, utiliza-se o logotipo no lado esquerdo superior), para que o usuário tenha contato com a marca assim que o site carregar. Se você tiver um slogan, avalie colocá-lo perto do logo para ajudar a esclarecer do que se trata o seu negócio.
Os primeiros conteúdos da página principal devem ser de apresentação. Seja direto e explique a função da sua empresa, misturando imagens e textos. O uso de vídeo também pode funcionar, mas é mais indicado para landing pages e hotsites.
Os usuários chegam ao seu site em busca de informações ou para fazer alguma ação (preencher um formulário, baixar um arquivo, etc.). E quando não encontram o que procuram, ficam frustrados e dificilmente retornam.
Por esse motivo, facilite o acesso às informações. Escolha nomes claros para as opções do menu, evite usar siglas ou jargões internos da sua empresa ao longo do conteúdo e deixe uma caixa de busca ativa (se os usuários tiverem dificuldade para encontrar algo, é a ela que vão recorrer).
E para facilitar que o usuário entenda como os elementos se relacionam, crie uma hierarquia visual clara. Por exemplo: o contorno de uma seção deve definir exatamente onde ela começa e onde ela termina e os cabeçalhos devem ser mais destacados que o texto.
Mostre o que o seu site tem a oferecer usando um design criativo, mas sem exageros. O formato de um botão precisa demonstrar visivelmente que ele pode ser clicado, um menu deve deixar claro que é uma lista de seções e uma barra de pesquisa deve ter a aparência esperada.
Ou seja, os recursos devem ser facilmente utilizáveis, inclusive em dispositivos móveis, visto que cada vez mais pessoas acessam a Internet pelo smartphone. Daí a importância de um website ser adaptável para esses aparelhos.
Seguindo essas práticas, os visitantes perceberão a ótima experiência que seu site oferece e vão notar que a sua empresa está preocupada com a satisfação deles. Certamente é um esforço válido, já que usuários satisfeitos têm maiores chances de escolher estar no seu site em vez de visitar o concorrente e, eventualmente, serão convertidos em clientes da sua marca.
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