3 Dicas para vender mais com e-mail marketing

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Com diversos aplicativos de mensagens instantâneas no mercado, como WhatsApp, Telegram, Viber e muitos outros, o e-mail já caiu em desuso para muitas pessoas. Se antes nós esperávamos dias e dias para que aquela pessoa respondesse nosso e-mail, com o WhatsApp ela pode responder em segundos.

A verdade é que esses aplicativos transformaram nossa forma de comunicação, mas, quando estamos falando de negócios e captação de leads, o e-mail marketing continua sendo a melhor opção. Segundo o relatório State of Marketing 2022, 95% dos profissionais de marketing concordam que o E-mail Marketing é um excelente canal para aumentar os resultados.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental desenvolver estratégias para se destacar e continuar vendendo. Além disso, o e-mail marketing funcionaria como uma isca para atrair potenciais clientes para a sua loja virtual e construir uma relação com as pessoas que consomem seus produtos/serviços. 

Mas, para ter sucesso usando essa ferramenta, é preciso muito mais do que criar um “simples textinho” e enviá-lo para algumas pessoas. É necessário pensar em ações que podem ser colocadas em prática, como desenvolver uma estratégia eficiente, contar com uma boa lista de contatos, e algumas outras ações.

Quer potencializar as vendas da sua loja virtual utilizando o e-mail marketing e ainda aprender a como montar uma estratégia que realmente funciona? É só continuar a leitura desse artigo:

Vantagens do e-mail marketing para o e-commerce

Quem tem um e-commerce pode ficar perdido na hora de escolher um canal para se comunicar com o seu público-alvo, no entanto, mesmo com as redes sociais, o e-mail marketing continua sendo mais eficiente. Afinal, ele é um dos canais mais fáceis para criar uma sólida e direta relação com os seus consumidores.

Além disso, é um dos investimentos de melhor custo-benefício para o seu negócio, sendo válido até para empreendedores que ainda estão no começo e possuem uma pequena base de clientes.

Outro ponto positivo de usar essa ferramenta é a possibilidade de segmentar bastante a mensagem. Por exemplo, imagine que você tem uma loja virtual de materiais de construção. Não são todas as pessoas que se interessam por materiais de construção, não é mesmo?

Alguns clientes podem se interessar por esses artigos em momentos específicos, se estiverem construindo uma casa, por exemplo. Com o e-mail marketing, é possível criar listas diferentes, com contatos segmentados, assim, você pode direcionar suas mensagens para quem realmente se interessa pelos seus produtos ou serviços.

Dessa forma, é possível aumentar as chances de conversão e garantir um aproveitamento ainda melhor dos seus recursos, evitando desperdícios com estratégias que não funcionam.

No entanto, existe algumas implicações se a sua base de clientes for classificada como “fria”. Isso porque, para que os resultados sejam mais expressivos, é necessário ter uma base igual ou maior que 3 mil e-mails classificados como potenciais de recebimento, ou seja, não funcionaria para uma base “fria”.

Por fim, se você já tiver outras campanhas de marketing para o seu negócio, o e-mail marketing pode potencializar as suas demais campanhas, já que é um ótimo canal para divulgar ações promocionais.

Dicas para começar a usar e-mail marketing

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Se você já tem uma estratégia ou ainda não definiu uma, não importa. Antes de qualquer coisa, é preciso seguir algumas boas práticas para conseguir desenvolver uma estrutura eficiente de e-mail marketing para a sua loja virtual. Nesse artigo, separamos quais são elas:

Conheça sua persona (muito bem)

Para se comunicar de forma certeira com alguém, é preciso conhecer a pessoa e tentar compreender como ela pensa. Por isso, é fundamental mapear os interesses da sua persona, quais são as suas dificuldades e preferências.

Qualifique a base de e-mails antes

Se você já tem uma base de leads, é importante validar quem irá receber o e-mail marketing. Faça o download de todo os e-mails, depois para realizar a qualificação, você pode usar a ferramenta Safety Mails. Após a qualificação, remova os e-mails que apresentaram “erros”.

Mantenha um relacionamento constante

Assim como todas as relações precisam ser nutridas, a relação com o seu cliente não é diferente. Para conseguir construir uma relação baseada na comunicação constante, você pode organizar um calendário de envios, assim, é possível controlar e manter uma periodicidade.

Escolha e configure um bom disparador

Um disparador com boa reputação garantirá uma maior taxa de entrega. Portanto, comece configurando o disparador. As principais configurações são: validação de domínio DKIM, TXT e SMTP. O e-mail disparador precisa necessariamente do domínio do e-commerce ou site.

Crie uma boa estrutura

A estrutura do e-mail marketing precisa ser baseada em texto ou html. Podendo ter apenas de 30% a 40% de imagens em sua proporção. É importante ter cabeçalho, corpo e rodapé. Geralmente as ferramentas possuem modelos pré-existentes que podem ser copiados.

3 Ações para construir sua estratégia de e-mail marketing

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Agora que você chegou até aqui, já deve ter percebido que não é tão fácil assim montar um e-mail marketing, mas, existem algumas ações que podem te ajudar nesse processo. Continue lendo para ver quais são elas e assim, conseguir criar uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce:

Preste atenção nas datas sazonais

As datas sazonais são muito importantes para campanhas de marketing, sendo utilizadas por diversas empresas para criar ações promocionais e alavancar as vendas.

Para conseguir colocar essa ação em prática e não deixar nenhuma data passar batido, é fundamental criar uma lista com datas específicas do seu segmento. Você pode utilizar um calendário com datas comemorativas para definir quais serão essas datas e partir disso, construir uma estratégia eficiente.

Crie ações promocionais

Essa é outra ação importante de e-mail marketing para quem tem e-commerce, afinal, quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Você pode definir uma periodicidade para implementar essas ações promocionais.

Também existe a possibilidade de criar ofertas para aniversariantes. Para fazer isso, você pode usar os dados de aniversário dos seus consumidores e, a partir disso, criar promoções que incentivam a compra naquela data específica. Pode ser através de um cupom de desconto para itens específicos ou um desconto naquela peça esquecida no carrinho.

Desenvolva conteúdo personalizado

Essa ação complementa o ato de conhecer sua persona. Para conseguir aplicar essa estratégia, é importante fazer uma análise do comportamento dos seus consumidores.

Você pode fazer isso monitorando as compras dos consumidores dentro do seu e-commerce. Por exemplo, faça uma análise dos produtos que as pessoas compravam em sua loja virtual e veja se esse comportamento mudou ou permaneceu ao longo dos anos.

Conclusão

Como você viu, ao longo desse artigo, mostramos que existem várias estratégias que podem ser aplicadas quando o assunto é e-mail marketing para e-commerce.

É válido ressaltar que não existe uma receita mágica para ter resultados, por isso, recomendamos que você identifique um objetivo e desenvolva estratégias em cima dele.  

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