Com diversos aplicativos de mensagens instantâneas no mercado, como WhatsApp, Telegram, Viber e muitos outros, o e-mail já caiu em desuso para muitas pessoas. Se antes nós esperávamos dias e dias para que aquela pessoa respondesse nosso e-mail, com o WhatsApp ela pode responder em segundos.
A verdade é que esses aplicativos transformaram nossa forma de comunicação, mas, quando estamos falando de negócios e captação de leads, o e-mail marketing continua sendo a melhor opção. Segundo o relatório State of Marketing 2022, 95% dos profissionais de marketing concordam que o E-mail Marketing é um excelente canal para aumentar os resultados.
Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental desenvolver estratégias para se destacar e continuar vendendo. Além disso, o e-mail marketing funcionaria como uma isca para atrair potenciais clientes para a sua loja virtual e construir uma relação com as pessoas que consomem seus produtos/serviços.
Mas, para ter sucesso usando essa ferramenta, é preciso muito mais do que criar um “simples textinho” e enviá-lo para algumas pessoas. É necessário pensar em ações que podem ser colocadas em prática, como desenvolver uma estratégia eficiente, contar com uma boa lista de contatos, e algumas outras ações.
Quer potencializar as vendas da sua loja virtual utilizando o e-mail marketing e ainda aprender a como montar uma estratégia que realmente funciona? É só continuar a leitura desse artigo:
Quem tem um e-commerce pode ficar perdido na hora de escolher um canal para se comunicar com o seu público-alvo, no entanto, mesmo com as redes sociais, o e-mail marketing continua sendo mais eficiente. Afinal, ele é um dos canais mais fáceis para criar uma sólida e direta relação com os seus consumidores.
Além disso, é um dos investimentos de melhor custo-benefício para o seu negócio, sendo válido até para empreendedores que ainda estão no começo e possuem uma pequena base de clientes.
Outro ponto positivo de usar essa ferramenta é a possibilidade de segmentar bastante a mensagem. Por exemplo, imagine que você tem uma loja virtual de materiais de construção. Não são todas as pessoas que se interessam por materiais de construção, não é mesmo?
Alguns clientes podem se interessar por esses artigos em momentos específicos, se estiverem construindo uma casa, por exemplo. Com o e-mail marketing, é possível criar listas diferentes, com contatos segmentados, assim, você pode direcionar suas mensagens para quem realmente se interessa pelos seus produtos ou serviços.
Dessa forma, é possível aumentar as chances de conversão e garantir um aproveitamento ainda melhor dos seus recursos, evitando desperdícios com estratégias que não funcionam.
No entanto, existe algumas implicações se a sua base de clientes for classificada como “fria”. Isso porque, para que os resultados sejam mais expressivos, é necessário ter uma base igual ou maior que 3 mil e-mails classificados como potenciais de recebimento, ou seja, não funcionaria para uma base “fria”.
Por fim, se você já tiver outras campanhas de marketing para o seu negócio, o e-mail marketing pode potencializar as suas demais campanhas, já que é um ótimo canal para divulgar ações promocionais.
Se você já tem uma estratégia ou ainda não definiu uma, não importa. Antes de qualquer coisa, é preciso seguir algumas boas práticas para conseguir desenvolver uma estrutura eficiente de e-mail marketing para a sua loja virtual. Nesse artigo, separamos quais são elas:
Para se comunicar de forma certeira com alguém, é preciso conhecer a pessoa e tentar compreender como ela pensa. Por isso, é fundamental mapear os interesses da sua persona, quais são as suas dificuldades e preferências.
Se você já tem uma base de leads, é importante validar quem irá receber o e-mail marketing. Faça o download de todo os e-mails, depois para realizar a qualificação, você pode usar a ferramenta Safety Mails. Após a qualificação, remova os e-mails que apresentaram “erros”.
Assim como todas as relações precisam ser nutridas, a relação com o seu cliente não é diferente. Para conseguir construir uma relação baseada na comunicação constante, você pode organizar um calendário de envios, assim, é possível controlar e manter uma periodicidade.
Um disparador com boa reputação garantirá uma maior taxa de entrega. Portanto, comece configurando o disparador. As principais configurações são: validação de domínio DKIM, TXT e SMTP. O e-mail disparador precisa necessariamente do domínio do e-commerce ou site.
A estrutura do e-mail marketing precisa ser baseada em texto ou html. Podendo ter apenas de 30% a 40% de imagens em sua proporção. É importante ter cabeçalho, corpo e rodapé. Geralmente as ferramentas possuem modelos pré-existentes que podem ser copiados.
Agora que você chegou até aqui, já deve ter percebido que não é tão fácil assim montar um e-mail marketing, mas, existem algumas ações que podem te ajudar nesse processo. Continue lendo para ver quais são elas e assim, conseguir criar uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce:
As datas sazonais são muito importantes para campanhas de marketing, sendo utilizadas por diversas empresas para criar ações promocionais e alavancar as vendas.
Para conseguir colocar essa ação em prática e não deixar nenhuma data passar batido, é fundamental criar uma lista com datas específicas do seu segmento. Você pode utilizar um calendário com datas comemorativas para definir quais serão essas datas e partir disso, construir uma estratégia eficiente.
Essa é outra ação importante de e-mail marketing para quem tem e-commerce, afinal, quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Você pode definir uma periodicidade para implementar essas ações promocionais.
Também existe a possibilidade de criar ofertas para aniversariantes. Para fazer isso, você pode usar os dados de aniversário dos seus consumidores e, a partir disso, criar promoções que incentivam a compra naquela data específica. Pode ser através de um cupom de desconto para itens específicos ou um desconto naquela peça esquecida no carrinho.
Essa ação complementa o ato de conhecer sua persona. Para conseguir aplicar essa estratégia, é importante fazer uma análise do comportamento dos seus consumidores.
Você pode fazer isso monitorando as compras dos consumidores dentro do seu e-commerce. Por exemplo, faça uma análise dos produtos que as pessoas compravam em sua loja virtual e veja se esse comportamento mudou ou permaneceu ao longo dos anos.
Como você viu, ao longo desse artigo, mostramos que existem várias estratégias que podem ser aplicadas quando o assunto é e-mail marketing para e-commerce.
É válido ressaltar que não existe uma receita mágica para ter resultados, por isso, recomendamos que você identifique um objetivo e desenvolva estratégias em cima dele.
11 98952.8952
11 4221.5352
contato@mofodesign.com.br
R. Rio de Janeiro nº671 - Sala 2 São Caetano do Sul - SP - Brasil
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |