Qual a importância do branding para o posicionamento de marca?

59850-qual-a-importancia-do-branding-para-o-posicionamento-de-marca

Algumas pessoas se destacam e chamam atenção pelo seu estilo marcante, personalidade autêntica ou simplesmente pela maneira inusitada de se vestir, não é mesmo? Com as empresas não é diferente, já que o posicionamento de marca vai definir a forma como elas são percebidas. É nesse contexto que se destaca a importância do desenvolvimento de uma estratégia de branding.

Assim como nós, as corporações devem transmitir emoções e valores positivos para atrair a atenção e conquistar a fidelidade do público. E o branding é o caminho para que cada passo se alinhe para construir a melhor identidade.

Quer saber mais sobre a importância desse assunto? Então, confira o nosso post de hoje!

A importância da imagem para o posicionamento de marca

Para atrair os consumidores de forma satisfatória, a empresa precisa definir o seu posicionamento, isto é, a maneira que ela pretende ser vista e percebida pelo público. Nesse contexto, a companhia pode se apresentar de diversas formas, como, por exemplo:

  • o negócio líder de mercado;
  • o estabelecimento com os melhores preços da categoria;
  • a empresa com o produto número 1 no combate à sujeira.

Além disso, a imagem de uma marca deve ir muito além da simples criação de um logo e slogan. É preciso que tudo esteja adequado ao negócio e ao público-alvo. Fatores como design, embalagem e comunicação devem estar alinhados, transmitindo a mesma mensagem.

Ótimos exemplos são as redes de fast food, que normalmente utilizam em seus logotipos e peças as cores vermelha e amarela, tons que despertam a atenção e estimulam o apetite.

A experiência da marca para os consumidores

O branding torna-se ainda mais importante no mercado atual. Os compradores estão cada vez mais exigentes e não se importam apenas com o preço. O mais relevante para esse novo público é a experiência e o custo-benefício oferecidos.

Nesse sentido, a construção do posicionamento e de uma imagem positiva, que estejam alinhados com a essência da empresa e com o perfil do público, farão com que os consumidores prefiram o seu produto ao dos concorrentes.

Para isso, é necessário que a companhia agregue emoções e sentimentos à marca, gerando um vínculo com o seu público-alvo, que vai comprar a ideia e, possivelmente, aumentará o faturamento do negócio.

A construção de uma estratégia de branding

Tendo em vista a importância do desenvolvimento de uma estratégia de branding, o próximo passo é colocar a mão na massa e trabalhar na construção do posicionamento e da imagem da marca. Para isso, duas etapas são imprescindíveis: o planejamento e a execução.

No planejamento há um intenso trabalho de pesquisa sobre a história e comunicação do negócio, público-alvo e como a empresa é percebida atualmente. Em seguida, é preciso definir os objetivos e estabelecer um novo posicionamento.

Na execução, toda a comunicação deve estar alinhada às metas estabelecidas na fase anterior. Meios de comunicação e mensagens devem convergir para criar uma identidade única, que aproxime os consumidores.

Assim como estilo e autenticidade são importantes para qualquer pessoa, o branding é essencial para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Um dos primeiros passos para se destacar no mercado é definir uma imagem verdadeira e um posicionamento que seja pertinente às necessidades dos clientes.

Gostou de saber sobre a relevância desse assunto para o posicionamento de marca? Então, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e difundir esse importante conceito do marketing!

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.