Plano de Marketing digital: prepare uma estratégia campeã para 2017

Todo empreendedor deseja que seu negócio cresça, mesmo diante de um cenário de crise como o atual. Para isso, é essencial aproveitar o começo do ano para planejar uma estratégia eficaz para 2017. Neste contexto, acertar a comunicação da sua marca é fundamental para obter sucesso. É por isso que hoje vamos mostrar a você como montar um plano de marketing digital para garantir o crescimento da sua empresa neste ano.

Importância do plano de marketing digital

Antes de partir para as dicas práticas, é preciso destacar a importância da construção e da manutenção deste planejamento. Construir um bom plano de marketing digital significa conhecer bem o mercado e a empresa, para que as decisões certas sejam tomadas e o trabalho seja eficiente. 

No entanto, ter um bom plano vai muito além disso. É preciso entender que este documento não é estático e precisa ser revisado de tempos em tempos. Isso porque o mercado muda, as melhores práticas mudam e tudo o que foi planejado e executado precisa ser avaliado. Dessa maneira, seu trabalho estará sempre o mais alinhado possível com as tendências, com a garantia de que o que deu certo será mantido, e o que não deu será reestruturado para atingir os objetivos.

5 pontos fundamentais para o seu plano de marketing digital

1. Descreva o problema que sua empresa deve resolver

Todo consumidor, quando compra um produto ou contrata um serviço, o faz com o objetivo de atender a uma demanda específica ou resolver um problema. Isso significa que, para serem efetivos, a comunicação e o marketing da sua empresa precisam entender qual problema você resolve. Apenas assim sua mensagem será assertiva o suficiente para conquistar novos clientes. 

2. Identifique as características do seu produto

Uma vez que você tenha entendido qual demanda do mercado atenderá, é fundamental conhecer também o produto e suas características, especialmente aquelas que o diferenciam da concorrência. Afinal, suas iniciativas de marketing digital terão que mostrar os motivos que tornam sua empresa melhor que a concorrência.

Vale lembrar, no entanto, que na hora de compor a mensagem do marketing suas iniciativas devem focar, mais do que nas características, nos benefícios que cada um desses atributos podem trazer para o dia a dia do seu cliente. 

3. Faça uma análise do mercado e da concorrência

Toda empresa tem seus concorrentes, e para que seu plano de marketing digital seja eficiente é fundamental conhecer bem seus competidores e o seu mercado de atuação.

Com esse trabalho será possível entender como a concorrência está posicionada, qual o seu público-alvo, quais dos seus produtos mais se destacam e quais os erros e acertos em suas iniciativas de marketing digital. Dessa maneira você poderá ter diversos insights do que fazer ou não para divulgar sua marca e seus produtos.

4. Determine qual público-alvo vai atacar

Nenhuma empresa pode ter sucesso se não souber qual o perfil do consumidor que ela deseja atingir. Por isso, uma parte fundamental do plano de marketing digital é determinar com clareza quem são as pessoas que devem ser impactadas para comprar seu produto ou serviço.

Esse trabalho inclui não só as características demográficas, como idade e gênero, mas também as comportamentais, pois é a combinação de ambas que ajudará você a determinar o que fazer para impactar esses indivíduos.

5. Analise os resultados do ano anterior e defina objetivos

Nenhuma estratégia se sustenta se não for revisada periodicamente. Ou seja, após compreender todos esses pontos, é muito importante que você analise o que já foi feito pela empresa e quais foram os resultados atingidos. Com isso, além de boas ideias, seu plano de marketing digital estará repleto de todo o aprendizado que a experiência do seu negócio já gerou sobre o tema. 

Aproveite este começo de ano para construir um bom plano de marketing digital para o seu negócio ou para atualizar aquele que já existe. Sem dúvida, o resultado obtido será recompensador.

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