Entenda as Diferenças: Websites, Landing Pages e Hotsites

Entenda as diferenças entre Website, Landing Page e Hotsite

Diferenças entre Website, Landing Page e Hotsite

Falando em mundo digital, ser encontrado nesta imensidão é fácil, certo? Errado! Para as empresas não é tão fácil assim, tendo em vista que muito dificilmente alguém procura por um negócio na internet colocando o nome da marca, mas sim o tipo de serviço. Por isso, as marcas devem marcar presença no meio on-line de forma estratégica. E algumas formas básicas de se fazer presente neste meio são através dos Websites, Hotsites e Landing Pages.

Mas qual a diferença entre Website, Hotsite e Landing Page? Vamos explicar as diferenças agora!

Website: a página básica

O website, que, por sua onipresença, pode ser chamado simplesmente de site, é a unidade básica da World Wide Web como a conhecemos — daí os sites terem “www” como parte do endereço. A maior parte dos sites é uma coleção de páginas hospedadas em um mesmo domínio.

Um site é o mecanismo mais básico utilizado por empresas/marcas para serem encontradas na internet. Em um conjunto de páginas (seções) personalizadas que transmitem informações sobre a empresa de forma geral. É uma apresentação da empresa ao leitor, onde consta o institucional, história da empresa, serviços, diferenciais, e diversas outras informações que o proprietário ache relevante. Eles são, ao mesmo tempo, o cartão de visitas, a brochura e o catálogo da empresa.

Idealmente, deve ser muito fácil achar, no site, o endereço físico, o telefone da empresa, exemplos de seu trabalho, e-mails e formulários de contato. Muitas empresas, desde o varejo às companhias aéreas, fazem de seu site institucional também sua loja virtual. O cliente frequenta o mesmo site para conhecer produtos, entrar em contato para reclamar ou tirar dúvidas e fazer compras.

Hotsite: aqui e agora

No sentido literal da palavra, hotsite significa “site quente”. É elaborado e desenvolvido para destacar e promover uma ação pontual e específica de comunicação ou marketing. Geralmente são formados por apenas uma página, e não necessariamente direcionam os clientes para o site principal. Hotsites são páginas perecíveis criadas para durar poucos dias ou até alguns meses.

Um evento ou congresso, por exemplo, pode ganhar um hotsite, em que será muito fácil achar a programação, conferir fotos do evento anterior, saber dicas de transporte e hospedagem e, inclusive, fazer as inscrições. Se sua empresa fizer uma promoção na qual os participantes concorrem a uma viagem, por exemplo, essa promoção pode ter um hotsite exclusivo, constando o formulário de cadastro, o regulamento, as descrições dos prêmios e assim por diante. Além disso, geralmente possuem maior apelo visual, com um design mais atrativo e chamativo, com maior possibilidade de atrair seus visitantes.

Landing Page: preparando a aterrissagem.

A landing page é mais um conceito do que um formato. Faça uma busca no Google e clique em qualquer resultado: isso é uma landing page. Ou, ainda, navegue no Facebook e clique em um anúncio: isso também é uma landing page. A landing page nada mais é do que a página onde o usuário pousa depois de clicar em um link. Assim, a landing page pode ser, inclusive, um hotsite.

Landing Pages são formas eficientes de apresentar em uma única página as informações mais importantes que se queira divulgar – e vender – o produto ou serviço anunciado. Ela é cuidadosamente pensada para receber um público já interessado e selecionado — por ter clicado no link —, tratando de oferecer alguma coisa de maior valor, que pode ser um produto digital gratuito — como um e-book — em troca do preenchimento de um rápido cadastro, ou pode ser a página final de vendas, a última coisa que o usuário lê antes de digitar o número do seu cartão de crédito. E quando utilizadas em conjunto com links patrocinados, aumentam significativamente a conversão de visitantes na página. O principal objetivo de uma landing Page é converter o acesso em uma ação.

E então, pronto para usar sites, hotsites e landing pages? Agora que você já sabe a diferença entre eles, que tal investir nestes tão poderosos meios de divulgação on-line?
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