Criação de sites: entenda o que é um bom design

A criação de sites de qualidade envolve uma série de disciplinas, como o desenvolvimento web, o marketing e o design. Juntas, essas áreas buscam entregar a melhor experiência possível para o usuário, tanto no que diz respeito ao aspecto visual quanto às funcionalidades.

Neste post, veremos a importância do investimento em um site com bom design, além de algumas dicas de elementos aos quais você deve prestar mais atenção.

O que determina um bom design de sites?

Um bom design de sites não leva em conta apenas a identidade visual e a aparência das páginas, mas também uma experiência agradável ao usuário durante a navegação. O design centrado no usuário dá prioridade à simplicidade de uso do site, à clareza das informações e à facilidade em encontrá-las.

Além disso, um bom design desperta o interesse dos visitantes assim que eles entram no site. Quando um usuário visita uma das páginas web da sua empresa, você provavelmente estará competindo pela atenção com abas de e-mail, rede social, vídeos, entre outros.

No livro “Não me faça pensar” — referência sobre usabilidade e design para a web —, o autor Steve Krug diz que uma página precisa responder a quatro perguntas quando um usuário a acessa pela primeira vez:

  • O que é isto?
  • O que posso fazer aqui?
  • O que eles têm por aqui?
  • Por que devo estar aqui e não em algum outro site?

Vamos usá-las como base para explicar as principais características de um site com bom design. Acompanhe!

Quais elementos de um bom design são prioridade para a criação de sites?

1. Apresentação

Fazer um investimento em um site para a sua empresa pode ser encarado como investir em um espaço de divulgação do seu negócio. Por isso, deixe claro quem você é e o que faz.

Posicione o logo da sua empresa no topo (por padrão, utiliza-se o logotipo no lado esquerdo superior), para que o usuário tenha contato com a marca assim que o site carregar. Se você tiver um slogan, avalie colocá-lo perto do logo para ajudar a esclarecer do que se trata o seu negócio.

Os primeiros conteúdos da página principal devem ser de apresentação. Seja direto e explique a função da sua empresa, misturando imagens e textos. O uso de vídeo também pode funcionar, mas é mais indicado para landing pages e hotsites.

2. Informação clara e acessível

Os usuários chegam ao seu site em busca de informações ou para fazer alguma ação (preencher um formulário, baixar um arquivo, etc.). E quando não encontram o que procuram, ficam frustrados e dificilmente retornam.

Por esse motivo, facilite o acesso às informações. Escolha nomes claros para as opções do menu, evite usar siglas ou jargões internos da sua empresa ao longo do conteúdo e deixe uma caixa de busca ativa (se os usuários tiverem dificuldade para encontrar algo, é a ela que vão recorrer).

E para facilitar que o usuário entenda como os elementos se relacionam, crie uma hierarquia visual clara. Por exemplo: o contorno de uma seção deve definir exatamente onde ela começa e onde ela termina e os cabeçalhos devem ser mais destacados que o texto.

3. Funcionamento simples

Mostre o que o seu site tem a oferecer usando um design criativo, mas sem exageros. O formato de um botão precisa demonstrar visivelmente que ele pode ser clicado, um menu deve deixar claro que é uma lista de seções e uma barra de pesquisa deve ter a aparência esperada.

Ou seja, os recursos devem ser facilmente utilizáveis, inclusive em dispositivos móveis, visto que cada vez mais pessoas acessam a Internet pelo smartphone. Daí a importância de um website ser adaptável para esses aparelhos.

Seguindo essas práticas, os visitantes perceberão a ótima experiência que seu site oferece e vão notar que a sua empresa está preocupada com a satisfação deles. Certamente é um esforço válido, já que usuários satisfeitos têm maiores chances de escolher estar no seu site em vez de visitar o concorrente e, eventualmente, serão convertidos em clientes da sua marca.

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